Obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata.

Entenda a relação entre o excesso de peso e o desenvolvimento da doença

  Novembro é o mês escolhido para a realização de campanhas em torno da prevenção ao câncer de próstata. Isso acontece pois 17/11 é o dia mundial de combate a este tipo de câncer, mas é importante salientar que as preocupações não devem se limitar a apenas um mês, tendo em vista que a soma de hábitos é fator importante para o desenvolvimento ou não da doença. 

 Existem alguns fatores de risco para o câncer de próstata sobre os quais não podemos exercer influência. Alguns exemplos são a idade (a partir dos 50 anos aumentam as chances de desenvolvimento) e o histórico familiar (homens com parentes de primeiro grau diagnosticados com a doença tem mais risco). Mas, por outro lado, existem condições sob as quais temos o controle sim. 

A obesidade e o sobrepeso, dieta (estudos indicam a associação da doença com o excesso de consumo de carne vermelha e/ou laticínios ricos em gordura), tabagismo e sedentarismo tem relação direta com o surgimento do câncer e são fatores sobre os quais os indivíduos podem e devem exercer influências positivas, no sentido de evitar doenças.

 E por falar em obesidade, além dela aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, ela dificulta a identificação da doença, que tende a ser mais agressiva neste grupo de indivíduos.

 A relação da obesidade com o câncer de próstata é explicada de diversas formas: O excesso de peso pode interferir nos níveis do antígeno prostático específico (PSA), o exame de toque retal pode ser prejudicado e é possível que a evolução do tumor sofra variações. Ainda, o excesso de tecido adiposo causa alterações hormonais, oscilação nos níveis de testosterona, estrogênios, insulina, leptina e substâncias inflamatórias. Todas estas questões formam um agravante sério e que pode ser evitado.

 Em suma, é importante deixar claro que ter um ou mais fatores não significa que necessariamente a pessoa terá a doença. Contudo, manter hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação adequada, controle do peso e prática de atividades físicas certamente trará uma qualidade de vida muito maior e diminuirá consideravelmente as chances de desenvolvimento dessa e de outras doenças.

 É necessário nunca esquecer que a prevenção sempre será o melhor remédio. Fazer exames constantemente é fundamental e, caso a doença seja identificada, é preciso ter a consciência de que a cura é possível sim e sua conquista é facilitada com o diagnóstico precoce.
Converse com seus pacientes e os oriente a melhorar seus hábitos, nós estamos aqui para te ajudar.
Não buscamos um corpo perfeito, oferecemos a possibilidade de uma vida com mais saúde e leveza.
 

 Te esperamos na próxima quarta-feira com mais conteúdo aqui no blog, enquanto isso, acompanhe nossos posts no Facebook. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco, os links estão no final desta página.

 Vem para o PEI EMAGRECER! O Programa que entende e CUIDA de você!!!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Se inscreva para receber novidades

Fique informado sobre o melhor programa de Emagrecimento

Veja outras notícias

Seja uma unidade licenciada

Um programa de baixo custo operacional, com suporte em gestão, garantia de lucratividade e mercado em ascensão.

plugins premium WordPress
Open chat
Olá, em que posso ajudar?