O açúcar escondido por trás de alimentos que você nem imagina.

Preparações salgadas podem esconder esse vilão

  É natural afastar os doces da dieta ao iniciar uma reeducação alimentar. Também é de grande divulgação o fato de que o excesso de açúcar tem relação com o surgimento de diversas doenças, tais como câncer, obesidade, diabetes, doenças hepáticas e problemas cardiovasculares.

  Para piorar, estudos demonstram que os efeitos do açúcar em nosso cérebro são similares ao mecanismo responsável pelo vício em drogas, ou seja, além de não trazer benefícios – as chamadas “calorias vazias” -, o abuso do açúcar é chave para muitos problemas. Dessa forma, é importante ter em mente que estabelecer uma alimentação saudável, com ênfase ao sabor natural dos alimentos, é uma indicação para todos os indivíduos, não apenas para aqueles que já possuem excesso de peso e/ou diabetes.

  Mas então basta ter cautela com os doces e indicar o mesmo para meus pacientes? Infelizmente não é assim “tão simples”. 

Isso porque alguns alimentos salgados industrializados têm em sua composição o açúcar, adicionado com o objetivo de torná-los mais saborosos e, assim, muitas vezes ingerimos sem ter consciência do que estamos fazendo. Para evitar que isso aconteça, listamos aqui os principais alimentos que escondem esse perigoso ingrediente:

  -Molhos prontos
(usados para “dar sabor” a saladas e lanches. São os famosos: ketchup, barbecue, chipotle…); 

 -Alimentos light e diet
(nesses casos, algum elemento é diminuído ou retirado completamente. Por exemplo: a gordura é retirada e em seu lugar o açúcar é adicionado, e vice-versa. Assim, caso a pessoa não tenha alguma restrição específica – como diabetes – é melhor fugir dessas opções. Os integrais são preferíveis, pois além de mais saudáveis nos mantem saciados por mais tempo); 

 -Pasta de amendoim
(a atenção às informações dos rótulos é imprescindível, uma vez que esta pasta é uma boa fonte de energia. Infelizmente, algumas marcas adicionam açúcar para tornar mais palatável, além de haver edições com o acréscimo de sabores “especiais”, como chocolate e mel – e claro, ainda mais açúcar);
  

 -Pão branco (mais uma vez: o integral é a melhor opção); 

 -Água vitaminada
(trazem muita frutose e ainda tem açúcar adicionado); 

 -Sopas prontas
(neste caso a praticidade traz consigo muito sódio, aditivos e: açúcar. O sabor tomate costuma ser o mais “carregado”); 

 -Pizza congelada
(independente do sabor, o problema persiste: açúcar, localizado principalmente no molho).

  A partir desses exemplos se torna mais fácil escapar de armadilhas alimentares. Não podemos encerrar sem frisar, novamente, a importância da atenção aos rótulos. Por isso, indique que seus pacientes façam suas compras com tempo e olhar atento, o açúcar aparece com diversos nomes diferentes: glicose, frutose, açúcar invertido, sacarose, glucose, xarope de milho, xarope de malte, etc.

  A nossa sugestão é, sempre que possível, buscar por alimentos naturais. Preparar as refeições em casa, tendo a certeza da qualidade do que está colocando na panela é uma das melhores coisas que você pode indicar para a saúde dos seus pacientes e familiares. Mas quando a correria impedir isso, é importante ir ao supermercado com o olhar atento, buscando sempre as melhores opções. E não se esqueça do que sempre falamos: restrição em excesso não funciona. Se bater aquela vontade de um docinho, indique que seus pacientes busquem açúcares que contenham algum tipo de benefício, como é o caso do mascavo.
 

  Esperamos que tenham gostado do conteúdo dessa semana. A sua opinião é fundamental para nós, então fique à vontade para entrar em contato conosco, estamos te esperando na nossa página.

 Fonte: HuffPost Brasil

 Vem para o PEI EMAGRECER! O Programa que entende e CUIDA de você!!!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Se inscreva para receber novidades

Fique informado sobre o melhor programa de Emagrecimento

Veja outras notícias

Seja uma unidade licenciada

Um programa de baixo custo operacional, com suporte em gestão, garantia de lucratividade e mercado em ascensão.

plugins premium WordPress
Open chat
Olá, em que posso ajudar?