A importância da reeducação alimentar no processo de emagrecimento.

Devido aos maus hábitos alimentares o número de pessoas que estão acima do peso/obesos é cada vez maior.

Reeducação Alimentar

No cenário atual, o conflito com a alimentação, a procura por “regimes” e dietas da moda, ou mesmo medicamentos milagrosos, está aumentando gritantemente. A cada semana a tentativa é por uma nova dieta, na maioria das vezes extremamente restritivas e rigorosas, o que acaba por frustrar e desencorajar as pessoas que “lutam contra a balança”.

Outro ponto marcante em relação a essas dietas é o chamado “efeito sanfona”, onde por meio de uma dieta restritiva ou inibidores do apetite gera-se um quadro de grande perda de peso em um curto período de tempo, acarretando em sérios problemas para a saúde e na recuperação de peso. Estas medidas não modificam a relação com o alimento e, portanto, não modificam o comportamento alimentar. Sendo o reganho de peso, uma consequência inevitável.

A reeducação alimentar e a mudança do comportamento alimentar é, sem dúvida, a melhor opção para emagrecer de forma definitiva e saudável. Ela consiste em ingerir rotineiramente alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, carnes magras, leguminosas. Não existem alimentos proibidos. Mas sim, uma nova relação com os alimentos e a modificação do comportamento alimentar. Se a sua alimentação for rica em fibras, nutrientes essenciais, alimentos de baixo índice glicêmico e adequada em calorias, não há problema de esporadicamente ingerir uma porção de sobremesa ou de livre escolha.

Adquirir novos hábitos e modificar o comportamento alimentar nem sempre é tarefa fácil. Para perder peso, a primeira atitude a se tomar é alterar alguns hábitos, como por exemplo: evitar exageros, consumir um cardápio balanceado, praticar atividades físicas, não consumir alimentos industrializados (são ricos em gorduras, sódio, carboidratos de alto índice glicêmico, conservantes, corantes, edulcorantes), ingerir água entre as refeições, diminuir a bebida alcoólica, controlar o consumo de doces, realizar lanches entre as refeições durante o dia ao invés de uma grande refeição, mastigar bem os alimentos, entre outras orientações e condutas que o nutricionista irá prescrever.

A alimentação saudável deve proporcionar prazer, saúde e equilíbrio (inclusive de peso corporal). Portanto, a relação com os alimentos e o ato de alimentar-se não deve ser de sofrimento e conflito. O nutricionista é o profissional que planeja a alimentação de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos que o cliente deseja alcançar, educando e orientando o cliente a fazer escolhas alimentares adequadas.

INGRID CARNELUTTI BAMBERG
Nutricionista
CRN2 – 9740P

 

 

 

Venha conhecer o Emagrecer e ver como a sua vida pode mudar para melhor em apenas 90 dias!

Vem para o PEI EMAGRECER! O Programa que entende e CUIDA de você!!!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Se inscreva para receber novidades

Fique informado sobre o melhor programa de Emagrecimento

Veja outras notícias

Seja uma unidade licenciada

Um programa de baixo custo operacional, com suporte em gestão, garantia de lucratividade e mercado em ascensão.

plugins premium WordPress
Open chat
Olá, em que posso ajudar?